Prof. Dr. Welington Andrade, de A a Z

Home » Especiais » Prof. Dr. Welington Andrade, de A a Z

Das novidades em sua gestão aos gostos culturais, novo diretor da Cásper Líbero fala um pouco da vida e carreira.

 

“O comunicador tem toda condição de ser um narrador da cultura brasileira. “, diz o Prof. Dr. Welington Andrade, diretor da Cásper Líbero.

Professor do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero desde 1997, o Prof. Dr. Welington Andrade assumiu a diretoria da instituição no dia 28 de fevereiro de 2019.

De 2003 a 2006, o docente foi coordenador do curso da Cásper; depois, de março de 2007 a fevereiro de 2015, exerceu o cargo de vice-diretor da Faculdade.
Paralelamente à vida acadêmica, o professor é crítico de teatro da revista Cult desde 2013 e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, AICT-IACT, filiada à Unesco.

Regiani Ritter e Welington Andrade

A convite da Rádio Gazeta, o diretor foi entrevistado pela apresentadora Regiani Ritter sobre as mudanças necessárias no ensino brasileiro e o prejuízo que pode ocorrer com a suspensão do Ministério da Educação em avaliar a alfabetização; assim, em razão da polêmica envolvendo o MEC, Welington disse se acredita que voltar atrás é melhor do que persistir em um erro e se mudar de opinião pode ser caracterizado como um direito ou um despreparo.

O docente ainda comentou que o novo cargo chegou em um momento oportuno. Além de adiantar algumas novidades que serão implementadas na sua gestão, ele falou sobre a sua postura em sala de aula e o quanto aprendeu com a Profª Tereza Cristina Vitali.

A respeito da outra atividade que exerce paralelamente à acadêmica, ele contou se já teve vontade de atuar ou de escrever uma ficção e da sua participação no livro História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas.

Outros assuntos também foram comentados na entrevista, a exemplo do caso de Suzano, na forma equivocada que alguns pais têm sobre o papel do professor, a falta de consciência pública da sociedade, as principais características do novo Governo Federal, a razão dos últimos problemas ocorridos no Rio de Janeiro e na região do Nordeste, o domínio da religião no País e a importância de desenvolver o pensamento crítico ao estudante. Além disso, o convidado fez uma breve crítica do trabalho desempenhado pela apresentadora no tempo de atriz e escolheu canções de seu agrado.

 

Ouça a entrevista na íntegra em:

Entrevista com o Prof. Dr. Welington Andrade (Parte 01)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Entrevista com o Prof. Dr. Welington Andrade (Parte 02)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais