Novo Passo da Reforma da Previdência

Home » Destaques » Novo Passo da Reforma da Previdência

Entenda as mudanças do texto aprovado pela CCJ do Senado.

 

Nesta semana, o texto da reforma da Previdência foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com algumas mudanças. Para entende-las, o advogado Pierre Moreau conversou com os estudantes de Jornalismo Caio Mello (monitor), Bruna Sales, Leonardo Amaral e Rodrigo Freire.

Inicialmente, o entrevistado disse o que pensa sobre o aumento do valor da pensão por morte e a não constitucionalização do BPC e se acredita que a contribuição maior ao servidor com benefício acima do teto do INSS é uma medida favorável contra a desigualdade. Além disso, ele falou da importância dos gastos previdenciários do tempo de contribuição juntamente com a idade mínima, se a nova idade mínima estabelecida pode dificultar a redução da taxa de desemprego e se a reforma irá mesmo reduzir as desigualdades.

Por fim, o advogado comentou da possibilidade de incluir os estados e os municípios na reforma por meio de uma PEC paralela, se procede da possibilidade de o estado usar o dinheiro da previdência para outros fins e a semelhança e a diferença da aposentadoria européia com a nossa.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais