Boletim Gazeta Online – 08/04/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 08/04/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Anvisa pede alteração em bula da vacina de Oxford.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 08 de abril.

O Ministério da Saúde quebrou uma cláusula de confidencialidade do contrato de compra de vacinas para Covid-19 firmado com a Pfizer ao publicar o documento na Internet. Caio diz quais informações confidenciais foram publicadas e as consequências que podem ocorrer após esse ato. O outro destaque é, após decisão da agência europeia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter pedido à AstraZeneca alterações na bula da vacina de Oxford, que também é produzida no Brasil pela Fiocruz. Saiba o porquê que a agência solicitou tal alteração.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais disponibilizados no Portal da Transparência, o número de mortes ultrapassou, pela primeira vez na história, o número de nascimentos na primeira semana de abril na região sudeste do Brasil. Caio Mello diz quais foram os valores de óbitos e nascimentos neste período e se existe a probabilidade do fato inédito atingir o país. Além disso, ele traz mais detalhes sobre a nova variante do coronavírus detectada por cientistas mineiros e cariocas em Belo Horizonte, incluindo o seu nível de letalidade e transmissibilidade.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), as Forças Armadas abriram, pela primeira vez na pandemia, os dados sobre ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 nos hospitais militares. Caio diz quais informações foram notadas nas planilhas apresentadas. Saiba também quanto o Governo Federal arrecadou no leilão de concessão de 22 aeroportos à iniciativa privada por até 30 anos.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Dados compilados pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) apontam que o Brasil registrou a morte de 5.798 profissionais de saúde no período de março de 2020 a fevereiro de 2021. Caio Mello diz qual é a previsão do estudo do número de óbitos dessa categoria caso a pandemia continue em ritmo acelerado e o estado brasileiro com mais incidência de vidas perdidas. Ele também apresenta mais informações a respeito de uma pesquisa publicada no jornal Lancet Psychiatry, a qual revela que um terço dos sobreviventes de Covid-19 foram diagnosticados com transtorno cerebral ou psiquiátrico até seis meses depois da doença.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais