Boletim Gazeta Online – 23/04/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 23/04/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio não divulgou a identidade da pessoa infectada durante o revezamento da tocha olímpica.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 23 de abril.

Dias antes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursar na Cúpula do Clima, uma nova Instrução Normativa Conjunta do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e do ICMBio criou novos obstáculos para atuação dos servidores que fiscalizam crimes ambientais. Caio explica no que consiste a norma e o porquê que ela vai contra ao que foi pregado por Bolsonaro na cúpula. Além disso, saiba quais medidas os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio irão tomar após o anúncio do primeiro caso de Covid-19 detectado durante o revezamento da tocha olímpica.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Por sete votos a dois, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a decisão que considerou o ex-juiz Sérgio Moro parcial ao julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do triplex em Guarujá. Além de apresentar detalhes da votação de ontem (22), Caio Mello explica o porquê que o julgamento teve de ser suspenso. Ainda na última quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou com vetos a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. Saiba alguns pontos que foram mudados no texto antes de sua sanção.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Levantamento realizado pelo portal G1 dentro do Monitor da Violência, – uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública -, aponta que o número de agentes policiais mortos em 2020 cresceu 10% e, por outro lado, a porcentagem de pessoas assassinadas por policiais obteve uma queda de 3%. Caio traz detalhes sobre o estudo em questão; incluindo o desconhecimento e/ou a ausência da descrição da raça de 1/3 dos brasileiros mortos pela polícia no ano passado.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Um estudo publicado pelo Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo (Made-USP) aponta que o valor menor do auxílio neste ano fará com que 61,1 milhões de brasileiros vivam na pobreza e 19,3 milhões na extrema pobreza. Caio Mello explica de que forma, em 2020, o Banco Mundial decreta que uma pessoa viva na pobreza ou abaixo da linha de pobreza, incluindo o perfil daqueles que serão mais afetados. Por outro lado, ele diz em quantos por centos o acesso à internet cresceu na área rural em 2019, de acordo com uma pesquisa do Pnad TIC 2019 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais