Audiodescrição

Home » Educação e Cultura » Super 8 » Audiodescrição

Profissional da área conta sobre a prática que auxilia as pessoas com deficiência visual a acompanharem obras audiovisuais.

 

Locutor Lui Riveglini

Em razão da semana em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o locutor Gilles Sonsino e a equipe do Super 8 conversaram com o comunicador Lui Rivenglini, que trabalha com audiodescrição de documentários, comerciais, vídeos institucionais e cinema.

A prática em questão consiste em auxiliar as pessoas com deficiência visual a acompanharem obras audiovisuais por meio de descrições verbais das cenas em questão, de modo que essas pessoas sejam capazes de idealizar a obra apesar de sua dificuldade e/ou incapacidade de enxergar.

Durante a entrevista, Lui Rivenglini contou como entrou no mundo da audiodescrição, a maior dificuldade de trabalhar na área, as outras ferramentas de acessibilidade para o meio audiovisual, a questão da lei que prevê que as salas de cinema sejam acessíveis para pessoas com deficiência visual e quais as maneiras que todos podem contribuir para a acessibilidade no cotidiano.

Além do bate-papo e com o objetivo de explicar a técnica aos ouvintes, Lui trouxe um exemplo de narração na modalidade audiodescritiva.

Ouça a entrevista na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A edição do Super 8 foi formada pelas colaboradoras Eduarda Bechelli, estudante de Rádio, TV e Internet; Giovanna Teles, estudante de Publicidade e Propaganda; Izabela Ares e Mel Trindade, ambas estudantes de Jornalismo. A sonoplastia foi de Júnior de Souza.

 

Acompanhe nossas redes sociais