Boletim Gazeta Online – 23/03/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 23/03/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta terça-feira, 23 de março.

O ministro Gilmar Mendes, presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu na pauta do colegiado na tarde de hoje (23) a ação que discute se o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial nas condenações do ex-presidente Lula (PT). Além de relembrar o caso, Caio diz qual será a provável decisão dos cinco ministros da turma. O monitor também traz como destaque a possível criação de um ministério extraordinário da Amazônia para acolher o general Eduardo Pazuello, alvo de inquérito do STF por causa de sua atuação durante a pandemia enquanto esteve à frente do Ministério da Saúde.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Seis estados estão em situação crítica para falta de oxigênio hospitalar e sete em estágio de atenção.

Nesta terça-feira (23), o estado de São Paulo registrou 1.021 mortes nas últimas 24 horas desde o início da pandemia, número equivalente a três mortes a cada quatro minutos. Caio Mello cita o total de óbitos causados pelo novo coronavírus e a data do recorde registrada anteriormente.  Por falar em pandemia, você também vai saber quais são os seis estados que estão em situação crítica para a falta de oxigênio hospitalar, de acordo com a Procuradoria-Geral da República em relato do Ministério da Saúde.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de São Paulo” mostra que 57% dos brasileiros consideram justa a condenação do ex-presidente Lula (PT) no caso do triplex do Guarujá e 51% acham que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu mal ao anular essa e outras decisões envolvendo o petista na Operação Lava Jato. Caio traz mais detalhes sobre o levantamento em questão. Ele também cita as novas medidas mais restritivas implantadas pelos prefeitos das nove cidades da Baixa Santista, que passam a valer a partir de hoje (23).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Relatório Trata Brasil aponta que 21,7 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto nas 100 maiores cidades do país e 5,5 milhões à água potável. Caio Mello diz o quanto desperdiçamos de água por não tratarmos os nossos esgotos. Ele também fala em quantos por centos cresceu o número  de escolas públicas que não têm banheiro e internet de banda larga entre 2019 e 2020, divulgado pelo Censo Escolar da Educação do Ministério da Educação (MEC).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais