Corrida Ciclística 9 de Julho

Home » Destaque Home » Corrida Ciclística 9 de Julho

Uma prova repleta de histórias, lutas e emoções pelas ruas de São Paulo!

 

Imagem da primeira edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, realizada em 1933.

A Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, instituída em 1932 pelo empresário e jornalista Cásper Líbero, patrono da Fundação Cásper Líbero, foi criada em homenagem à Revolução Constitucionalista e hoje faz parte do calendário esportivo brasileiro.

Desde então, a prova passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos e com o objetivo de celebrar a marca histórica, a apresentadora Renata Câmara e a jornalista Heloisa Rocha trazem uma série de seis capítulos contando a história da corrida, desde a primeira edição até os dias atuais.

No primeiro capítulo da série, você vai relembrar o que foi a Revolução Constitucionalista de 1932, a relação da luta com a prova e os detalhes da primeira edição da Corrida Ciclística 9 de Julho, realizada em 1933. O especial conta com a participação do cabo Gilberto Ribeiro Bastos Junior e do jornalista, escritor e pesquisador Elmo Francfort.

Corrida Ciclística 9 de Julho (1º Capítulo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ciclistas da equipe do Palmeiras durante a largada da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho de 1934/1935.

Depois do sucesso da primeira edição da Prova Ciclística 9 de Julho e em razão das poucas competições em que eram realizadas na época, as edições seguintes da corrida eram de extrema relevância para a população paulistana, que se acotovelava na linha de chegada. Conheça essa e outras curiosidades da fase nacional da prova no segundo capítulo da série, que você ouve abaixo!

Corrida Ciclística 9 de Julho (2º Capítulo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ciclistas durante o percurso da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho do final da década de 60.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Prova Ciclística 9 de Julho retorna às principais ruas de São Paulo, mas dessa vez elevada à categoria internacional. O destaque fica por conta da excelente cobertura da rádio Gazeta AM em meados dos anos 50 e, inclusive, a entrega dos prêmios chegou a ser realizada no auditório da emissora. O especial conta com a participação Sr. Antônio Carlos Alves, ex-funcionário da Federação Paulista de Ciclismo, e do jornalista, escritor e historiador Fernando Galuppo.

Corrida Ciclística 9 de Julho (3º Capítulo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Pelotão da primeira e segunda categoria no Autódromo de Interlagos, em 1977.

Nos primeiros anos da década de 60, a Prova Ciclística Internacional 9 de Julho deixou as ruas de São Paulo para ser realizada no Autódromo de Interlagos. De lá para cá, o percurso da Prova passou por inúmeras modificações. Em 1985, a categoria feminina foi implantada com o objetivo de incentivar a prática do esporte entre as mulheres. Conheça essas e outras curiosidades sobre a Corrida no penúltimo capítulo do especial, que abrange as décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000.

O material conta com a participação do comissário nacional da União Ciclística Internacional, Waldemar dos Santos, competidor em 1955, 1956 e 1960 pela Pirelli; Sr. José George Breve, campeão de 1972 e chamado carinhosamente por Passarinho; o ciclista veterano Jean Carlo Coloca; e a ciclista veterana Vera Lang.

Corrida Ciclística 9 de Julho (4º Capítulo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Jornalista Heloisa Rocha com a atleta Ana Paula Polegatch, da equipe Memorial Santos.

Depois de inúmeras mudanças, em 2016, a Prova Ciclística Internacional 9 de Julho chega a sua 70ª edição.

Após retornar às ruas de São Paulo no ano passado, a tradicional corrida ciclística do País tem a participação popular como objetivo principal e, neste caso, promovida de duas formas: com a inclusão da categoria de atletas aspirantes e com a população assistindo a prova da porta de suas casas ou nas principais vias do percurso.

Jornalista Heloisa Rocha entrevista o atleta Jean Carlo Coloca, que compete a Prova 9 de Julho desde 1990.

O quinto capítulo do especial sobre a Prova 9 de Julho apresenta as mudanças, as novidades e as expectativas para a edição de 2016. O material conta com a participação do organizador Marcus Gurgel, gerente de esportes do portal Gazeta Esportiva; o comissário nacional da União Ciclística Internacional, Waldemar dos Santos; o comentarista esportivo da TV Gazeta, Alberto Helena Júnior; e os atletas veteranos Ana Paula Polegatch, Jean Carlo Coloca e Vera Lang.

Corrida Ciclística 9 de Julho (5º capítulo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após retornar às ruas de São Paulo em 2015 e bater um público recorde com a implantação da categoria de aspirante em 2016, a Prova Ciclística Internacional 9 de Julho chega à sua 71ª edição como um dos eventos ciclísticos mais tradicionais do País.

O sexto capítulo do especial sobre a Prova 9 de Julho relembra as novidades trazidas naquela edição, os nomes de todos os vencedores e os detalhes do plano de cobertura e de transmissão da Gazeta AM, na qual proporcionou a experiência de estudantes do primeiro ano da Faculdade Cásper Líbero durante todo o processo.

O material conta sonoras dos atletas Evelyn Moura, Renato Campos Pereira, Wéllyda dos Santos e Caio Godoy, do coordenador de produção Leonardo Levatti e do aluno Luca Castilho.

Corrida Ciclística 9 de Julho (6ª capítulo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

Acompanhe nossas redes sociais