Da Vitrola ao Streaming

Home » Destaques » Da Vitrola ao Streaming

Renomado jornalista musical explica a relevância de cada formato de mídia existente.

 

Conhecido por atuar no jornalismo musical desde a década de 1990, Ricardo Alexandre já contribuiu com os maiores veículos de comunicação do País e, atualmente, apresenta semanalmente o podcast Discoteca Básica. Além disso, ele é autor do premiado livro Nem vem que não tem: a vida e o veneno de Wilson Simonal e curador de algumas exposições, incluindo John Lennon em Nova York por Bob Gruen, em cartaz no MIS – Museu da Imagem e do Som.

Nesta edição, – gravada remotamente – o supervisor técnico Roberto Vilela e o coordenador da discoteca da Rádio Gazeta, Márcio de Paula, conversaram com o comunicador sobre o formato de mídia que geralmente usa para ouvir música e como o CD é benéfico para quem quer obter uma informação de um produto musical. Ricardo Alexandre também comentou a atual postura da indústria fonográfica no Brasil e as estratégias usadas pelos artistas em divulgar o seu trabalho, ou seja, faixa por faixa e não o álbum de uma única vez.

O convidado também contou que os conteúdos sobre música cresceram durante a pandemia, qual é a relevância do vinil e a importância histórica de alguns álbuns que foram temas na primeira temporada do seu podcast. Por fim, ele disse como surgiu a ideia do Discoteca Básica e que há poucas mídias do gênero no ar.

Ouça em:

Discoteca Gazeta – Ricardo Alexandre (Parte 01)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta – Ricardo Alexandre (Parte 02)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta – Ricardo Alexandre (Parte 03)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais