Goma-Laca

Home » Educação e Cultura » Variedades » Goma-Laca

Projeto desenvolvido por casperiana é um centro de pesquisa da música brasileira, especialmente do início do século XX.

 

Biancamaria Binazzi

Graduada em Rádio e Televisão pela Faculdade Cásper Líbero, a radialista e produtora musical Biancamaria Binazzi é apaixonada por rádio e música brasileira e sua vida profissional, assim como de tantos outros universitários, começou na Rádio Gazeta AM.

Com o objetivo de unir suas duas paixões, Biancamaria Binazzi lançou o Goma-Laca, projeto de pesquisa, criação e difusão da música brasileira gravada no início do século XX. O nome do projeto advém dos discos de goma-laca – primórdios dos discos de vinil e produzidos entre 1902 e 1964 – e o objetivo central é de mostrar o material para as novas gerações por meio de podcasts, shows, rodas de escuta e do próprio disco em si.

Em entrevista ao programa Almanaque Gazeta, o apresentador Gilles Sonsino conversou com Biancamaria Binazzi sobre como surgiu a ideia do Goma-Laca, como a discoteca da rádio Gazeta AM serviu de inspiração para o projeto, os desafios de tocar discos de goma-laca, o material disponível no site e se já promoveram outras atividades com os amantes do tema.

Para falar sobre a importância de divulgar o histórico do vinil, o bate-papo ainda contou com a participação do coordenador da discoteca da rádio Gazeta AM, Márcio de Paula.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

Acompanhe nossas redes sociais