Projeto Ponto Firme

Home » Destaques » Projeto Ponto Firme

Iniciativa pretende transformar e ressocializar penitenciários de Guarulhos por meio do crochê.

 

Criado em 2015 e idealizado pelo designer-artesão Gustavo Silvestre, o projeto Ponto Firme desenvolve peças em crochê feitas pelos detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos.

Gustavo Silvestre

Neste ano, o projeto ganhou visibilidade nacional (e internacional) ao apresentar sua coleção no dia de abertura da São Paulo Fashion Week – SPFW; causando comoção por todos aqueles que assistiram.

Em entrevista ao quadro Frequência de Estilo, a estagiária Valéria Luizetti (do curso de Jornalismo) conversou com Gustavo Silvestre sobre quando ele começou no mundo da moda e o momento em que se interessou pelo crochê. Além disso, o designer-artesão contou que a iniciativa surgiu após ele começar a repensar (e criticar) os processos de criação da moda, como a técnica é aplicada aos alunos, de que forma o projeto se mantém, os reflexos observados que a proposta trouxe na vida dos detentos, as outras oportunidades em que o trabalho já foi exposto, e a emoção de ter participado da SPFW e os projetos futuros.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais