Queda na Terceira Idade

Home » Destaques » Queda na Terceira Idade

Saiba como os medicamentos podem ocasionar o problema.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 13% da população do país. É recorrente nesta etapa da vida o aumento do número de quedas e, em alguns casos, o uso (e abuso) de medicamentos pode ser um agravante.

Sobre o assunto, o Dr. Gustavo Alves, coordenador da Comissão Assessora de Cuidados Farmacêuticos ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, conversou com os estudantes Caio Mello (monitor), Bruna Sales, Leonardo Amaral e Rodrigo Freire sobre as razões dos idosos estarem mais suscetíveis a quedas e se o consumo de remédios é o único fator.

O entrevistado explicou quais remédios promovem esta instabilidade corporal, como é possível evitar o problema uma vez que a prescrição não pode ser interrompida e em quais situações as quedas são mais frequentes. Por fim, o Dr. Gustavo Alves disse qual é o motivo das mulheres caírem mais que os homens, de que forma os governantes podem reverter a situação e se há a possibilidade da indústria farmacêutica elaborar medicamentos que evitem o problema em questão.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais