Sobrecarga da Terra 2019

Home » Destaques » Sobrecarga da Terra 2019

Diretor de Conservação e Restauração de Ecossistemas da WWF-Brasil diz que talvez sejamos a última geração capaz de reverter esse quadro.

 

Na última segunda-feira, 29, o Planeta Terra atingiu o ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente. Neste ano, a humanidade atingiu a data limite três dias antes que em 2018 – e mais cedo que em toda série histórica, medida desde 1970.

Em outras palavras, a partir de agora, todos os recursos usados para a sobrevivência entrarão em uma espécie de “crédito negativo” para a humanidade.

Em entrevista ao coordenador de produção Leonardo Levatti, ao monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo) e aos colaboradores Bruna Sales e Leonardo Amaral, ambos do curso de Jornalismo, o diretor de Conservação e Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, Edegar de Oliveira, explicou como é feito o cálculo da quantidade de recurso natural que é usado para as necessidades de um indivíduo ou da população e a razão da data desse esgotamento de recursos ter ocorrido três dias antes que no ano passado.

O entrevistado contou até quando o planeta irá aguentar este déficit, se o esgotamento ocorre mais nas indústrias ou na agropecuária, as ações mais prejudiciais ao meio ambiente e como cada um pode contribuir com a questão.

Vale destacar que o bate-papo contou com a produção da colaboradora Thauany Barbosa (do curso de Jornalismo).

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais