1979: O ano que ressignificou a MPB

Home » Destaques » 1979: O ano que ressignificou a MPB

“É um livro sobre música popular brasileira feita por brasileiros.”, explica o organizador da obra.

 

Capa do livro “1979 – O ano que ressignificou a MPB”.

Considerado “uma quase” biografia musical de 1979, o livro “1979: O ano que ressignificou a MPB” traz mais de 90 artigos de álbuns que mostram como aquele ano foi atípico para a música popular brasileira. Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2022, o trabalho em questão foi realizado pela Garota FM Books e organizado e idealizado pelo jornalista Célio Albuquerque.

Em entrevista ao supervisor técnico Roberto Vilela, ao coordenador da discoteca da Rádio Gazeta, Márcio de Paula, e ao monitor Léo Kenji (do curso de Rádio, TV e Internet), Célio Albuquerque contou detalhes tanto do processo de planejamento quanto do público-alvo do livro e se há a possibilidade da elaboração de outros volumes. O convidado também disse como funcionava o mercado fonográfico em 1979 e a relação da obra com “1973: O ano que reinventou a MPB”, que também organizou.

Jornalista Célio Albuquerque

Além de Célio Albuquerque, o bate-papo contou com a presença do jornalista, escritor e colecionador de discos Bento Araújo, autor de um dos capítulos do livro em questão. E, na edição, ele falou sobre o convite e o seu texto, incluindo a razão do tema escolhido.

Por fim, ambos disseram qual o ano da era tecnológica poderá ser considerado como aquele que promoveu um novo significado à música popular brasileira, a importância dos livros sobre fonografia e discos para os dias atuais e os pontos positivos do momento presente para quem produz e consome música.

Discoteca Gazeta (Parte 01)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta (Parte 02)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta (Parte 03)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais