Racismo na Infância

Home » Destaques » Racismo na Infância

Pedagoga fala do papel da escola na desconstrução do preconceito racial.

 

O combate a todas as formas de preconceito deve ser prioridade desde os primeiros anos da educação infantil. E como é possível trabalhar as relações raciais na escola?

Em um bate-papo em formato de live no perfil do Instagram da emissora, o monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo) conversou com a pedagoga Crislei Custódio, mestra e doutora em educação pela Universidade de São Paulo – USP, sobre a importância de trabalhar na construção de uma mentalidade antirracista na primeira infância para eliminar o preconceito racial na sociedade e a necessidade da desconstrução racista dos adultos para a formação de um mundo mais igualitário.

A convidada também explicou quais comportamentos podem fortalecer o pensamento negativo racial, como a nossa narrativa eurocêntrica em História, Literatura e Geografia reforça o racismo e o porquê que não estudamos a história do continente africano. Por fim, ela contou que a forma que aprendemos o período da escravidão não contribui para o antirracismo e o que é preciso para a desconstrução do currículo escolar.

Ouça a entrevista na íntegra e saiba quais livros infantis que abordam a representatividade negra foram recomendados por Crislei Custódio.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais