Boletim Gazeta Online – 28/04/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 28/04/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Defensoria Pública denuncia superlotação e racionamento de água em presídios de São Paulo na pandemia.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quarta-feira, 28 de abril.

A Defensoria Pública denunciou o estado de São Paulo à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por superlotação e racionamento de água em presídios durante a pandemia do novo coronavírus. Caio cita algumas das constatações contidas no documento da Defensoria Pública e a resposta divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Além disso, você vai entender de que forma o governo dos Estados Unidos planeja investir US$ 1,8 trilhão nos programas de educação e apoio a famílias que têm crianças pequenas.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Sem saber que estava sendo gravado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez, em uma reunião do Conselho de Saúde, duras críticas à China. Caio Mello conta o que foi dito pelo ministro e como, mais tarde, ele esclareceu o episódio em uma coletiva de imprensa. Ainda sobre o mesmo encontro,  o ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, disse, em um áudio vazado, que se imunizou escondido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que está tentando convencê-lo a tomar a vacina contra a Covid-19. Saiba qual foi a resposta da pasta após a polêmica fala.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Na segunda quinzena de maio, os países-membros do Mercosul irão se reunir para discutir formalmente a flexibilização de suas negociações com países que não pertencem ao bloco e uma redução da tarifa externa comum. Além de entender a polêmica envolvendo o assunto, Caio traz mais detalhes sobre os temas propostos pelo Uruguai. Por falar no exterior, você vai saber mais sobre o relatório publicado pelo Human Rights Watch (HRW) o qual acusa Israel de ter um sistema de apartheid e de perseguição tanto no território israelense como nos territórios ocupados, incluindo a resposta do país acusado.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,60% em abril, 0,33 ponto percentual abaixo do resultado de março. Caio Mello diz em quanto ficou o índice ao ano e os setores que mais contribuíram para essa desaceleração. Por outro lado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu ao Supremo Tribunal da Justiça (STJ) a denúncia contra o governador e o vice-governador do Amazonas por supostos crimes cometidos durante o enfrentamento da pandemia. Saiba quais foram as denúncias oferecidas contra os gestores e 16 servidores.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais