Boletim Gazeta Online – 29/04/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 29/04/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Motorista da Uber de Campinas deverá receber indenização trabalhista.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 29 de abril.

A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira (29) a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos ex-ministros da pasta: Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello. Além disso, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, também foi convocado. Caio diz a data em que cada um será ouvido. O outro destaque fica por conta da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas, no interior de São Paulo, de reconhecer o vínculo trabalhista entre um motorista e a empresa Uber. Descubra qual fato motivou para que o caso em questão fosse julgado no TRT-15.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, determinou que o Governo Federal realize, ainda em 2021, o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caio Mello explica a relevância da realização deste levantamento e quando todos os ministros do STF irão analisar o caso. Por falar no Supremo, o deputado Daniel Silveira (PSL) se tornou, por unanimidade, réu por ameaçar ministros da Corte e defender o ato de maior poder repressivo da ditadura militar. Relembre, neste boletim, o caso.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a proposta de reforma administrativa. Caio explica quais serão os próximos passos da proposta em questão e se o comparecimento de Guedes é obrigatório ou não. Além disso, você vai entender também o porquê que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou informações ao Instituto Butantan para avaliar se libera a realização do primeiro estudo clínico em humanos com a Butanvac e a quais fases de testes se referem o pedido.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil gerou 184.140 empregos com carteira assinada em março. Caio Mello explica de que forma o dado ainda é influenciado pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda de 2020, relançado nos mesmos moldes da Medida Provisória 936, convertida na Lei 14.020/2020, que vigorou por oito meses no ano passado e atingiu quase 10 milhões de trabalhadores. Entenda como funciona a nova medida e a quem irá abranger.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais