Boletim Gazeta Online – 08/10/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 08/10/2021

Fique informado com as principais notícias.

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 08 de outubro.

O Ministério da Saúde vai priorizar a compra de doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca para a campanha de imunização contra a Covid-19 em 2022. Caio diz a quantidade de doses que a pasta pretende adquirir de cada modelo e os dois cenários do calendário de imunização projetados para o ano que vem, incluindo o grupo a ser possivelmente inserido. Além disso, ele diz qual foi a resposta do Instituto Butantan após o Ministério da Saúde informar a descontinuidade do uso da CoronaVac no próximo ano.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

No Brasil, o uso das máscaras faciais ainda está em vigor.

Ontem, 07, o paciente Tadeu Frederico Andrade, que sobreviveu ao uso do “kit Covid” da Prevent Senior, e o médico Walter Correa de Souza Neto, que trabalhou na empresa em questão por oito anos, depuseram na CPI da Covid. Caio Mello conta um resumo dos dois depoimentos e o porquê que a Comissão decidiu convocar o ministro Marcelo Queiroga pela terceira vez. Conheça a razão de o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) ter divulgado uma nota defendendo a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Banco Mundial prevê uma fraca recuperação econômica na América Latina e no Caribe este ano, de acordo com seu último relatório regional. Caio diz, conforme afirmou organismo multilateral, o que deve ser feito para que estas localidades não caiam em outra “década perdida” como a dos anos 1980 devido à crise da dívida. Saiba também quem foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2021 e o porquê da escolha.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A malária é causada por parasitas transmitidos por picada de mosquitos infectados.

Em uma decisão histórica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu aval para o uso de uma vacina contra a malária. Caio Mello cita quantas pessoas morrem por ano por conta da doença e detalhes do imunizante em questão, incluindo os primeiros resultados observados durante a sua elaboração. Saiba também alguns números levantados pelo G1 com dados tabulados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, a exemplo da quantidade de cidades que não registraram óbitos por Covid-19 em setembro e a região em que elas estão mais concentradas.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais