Boletim Gazeta Online – 14/10/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 14/10/2021

Fique informado com as principais notícias do dia!

 

Após Doria determinar retorno obrigatório, secretaria afirma que nem todas as escolas estaduais estão aptas a receber 100% dos alunos.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 14 de outubro.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nomeou a diretora técnica Daniela Kinoshita Ota para acompanhar a operadora de saúde Prevent Senior. Caio explica o porquê da medida e as atividades que serão desempenhadas pela diretora técnica. Saiba também quantas escolas estaduais de São Paulo vão voltar a receber 100% dos estudantes todos os dias da semana na segunda-feira e a data em que o retorno presencial ocorrerá nas demais instituições de ensino.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que muda o cálculo da tributação a fim de se alcançar uma redução nos preços dos combustíveis. Caio Mello explica o quê determina a proposta, o próximo passo da votação em questão e como o ICMS é aplicado atualmente. O outro destaque é o fato de o presidente Jair Bolsonaro ter sancionado uma lei que suspende, neste ano, o número mínimo obrigatório de dias letivos para todas as etapas de ensino em razão da pandemia. Saiba quando a lei perderá a validade e em que momento as regras anteriores retornarão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com simulações do Ministério da Cidadania obtidas pelo Estadão/Broadcast via Lei de Acesso à Informação (LAI), cerca de 5,4 milhões de beneficiários do Bolsa Família podem não ser contemplados pela promessa de aumento no valor do benefício e teriam até uma redução após a substituição do programa pelo Auxílio Brasil. Caio explica o porquê que o “benefício compensatório de transição” pode não ser a solução ao problema. Conheça também alguns dados obtidos no levantamento “Onde Mora a Impunidade” do Instituto Sou da Paz, como a porcentagem de assassinatos esclarecidos no Brasil e os estados com maiores e menores taxas de homicídios elucidados. Além disso, você vai saber as razões para que os índices estejam melhores do que os apresentados na última edição.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em dez anos, as favelas mais que dobraram em número e presença nas cidades brasileiras. Caio Mello apresenta outros dados que reforçam o nível de pobreza e de desnutrição da população. Além disso, ele diz qual é o cenário econômico que especialistas preveem com o endividamento das famílias brasileiras batendo recorde, segundo dados mais recentes do Banco Central.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais