Fernando Campos posa com a monitora Beatriz Martins.
Nesta edição, a monitora Beatriz Martins (do curso de Jornalismo) entrevistou o palestrante, jornalista e influenciador digital Fernando Campos, responsável por criar – de forma leve e humorada – conteúdos sobre diversidade e inclusão com o intuito de desmistificar preconceitos e estereótipos da pessoa com deficiência. Além disso, ele é autor das obras “Enxergando além do Atlântico: uma jornada ao Reino Unido” (2021) e “O Tesouro das Diferenças” (2024) e, também, é embaixador da Casa Durval Paiva, fundada por sua família após Fernando Campos ter curado um câncer na retina e, como consequência, perdido a visão.
Durante o bate-papo, o convidado explicou o motivo de ter perdido a visão durante o tratamento de um câncer e os trabalhos desenvolvidos pela Casa Durval Paiva, incluindo a motivação dos seus pais para criar a instituição e, também, a forma como ela se mantém. Além disso, ele contou o maior legado da Casa Durval Paiva, como o surfe entrou na sua vida, em que momento decidiu seguir a carreira da comunicação e de que forma avalia a presença dos recursos de acessibilidade na internet, especialmente nas redes sociais.
Sobre os livros “Enxergando além do Atlântico: uma jornada ao Reino Unido” e “O Tesouro das Diferenças“, Fernando Campos falou como foi a experiência do intercâmbio relatado em sua primeira obra, o porquê decidiu compartilhar a viagem e a razão de ter escrito depois para o público infantil. E, por fim, o comunicador disse a importância de falar sobre diversidade ainda na infância, os sonhos já conquistados, se prefere conversar com o público de forma presencial ou digital e um momento marcante que teve com um dos seus admiradores.
No Batalha Gazeta – gameshow comandado por Juan Victor Wells (do curso de Rádio, TV e Internet) –, as casperianas Isabella Apignanesi (do curso de Rádio, TV e Internet) e Sofia Carreteiro (do curso de Rádio, TV e Internet) foram desafiadas a acertarem perguntas sobre conhecimentos gerais. E, além de tudo isso, acompanhe as dicas culturais para o fim de semana.