Arte na Pele

Home » Destaque Home » Arte na Pele

Especial sobre o universo das tatuagens!

 

Apesar de parecer um sinal da juventude, a tatuagem é uma técnica ancestral e que, ao longo dos séculos, foi se aprimorando e ganhando mais adeptos. Prova disso é que, segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, o mercado nacional de tatuagens e piercings cresceu 35% nos últimos quatro anos.

Com o objetivo de contar a história e, também, a evolução deste tipo de arte marcada (e presente) na pele, a equipe da Rádio Gazeta Online preparou um especial dividido em cinco episódios.

Para começar, você vai conhecer os primeiros registros históricos de corpos humanos que apresentavam imagens gravadas na pele. Além disso, você vai entender o porquê que povos dos passados se tatuavam e quais técnicas e instrumentos utilizavam. O episódio conta com a participação dos tatuadores Thalita Camargo e Victor Domingues.

Muito além da estética, a tatuagem representa uma forma de autoexpressão e, também, de registrar na pele um momento, uma cultura ou, até mesmo, um status. Entenda como este tipo de arte contribui para a construção da identidade tanto de um indivíduo quanto de um grupo social. O episódio conta com a participação da historiadora e professora universitária Vanessa Bortolucce; da Drª Beatriz Patriota, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos; e de Polaco, criador do Museu Tattoo Brasil

Mesmo com a evolução da humanidade, a tatuagem ainda é um tabu para muitos indivíduos. Por que será que tal prática não é vista até hoje com bons olhos? Descubra no episódio abaixo, que conta com a participação do tatuador Victor Domingues e da professora Débora Rosman. 

Tatuagem é arte? Entenda em quais contextos tal prática é vista como uma expressão artística. O episódio conta com a participação da Drª Beatriz Patriota, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos.

https://open.spotify.com/episode/47mJonBZIZPssYyKYzqtl6?si=eS5M4BcDRom2ORj_wlDOug

De que forma a tatuagem evoluiu ao longo dos anos? O último episódio desta série de reportagens destaca de que forma a profissão de tatuador vem garantindo direitos trabalhistas e, também, mais espaço para as mulheres. O conteúdo conta com a participação da tatuadora Lina.

Acompanhe nossas redes sociais