Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 02 de julho.
A Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação no caso na negociação da vacina indiana Covaxin. Relembre o caso e o fato que havia acontecido antes do pedido da PGR. Além disso, Caio cita as atitudes de Eduardo Pazuello, que motivaram o Ministério Público Federal (MPF) enviar à Justiça Federal uma ação contra o ex-ministro por improbidade administrativa.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Enquanto depunha na CPI da Covid, o celular do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, – que diz ser representante no Brasil de uma empresa privada que atuaria na intermediação de contratos de vacinas -, foi apreendido e Caio Mello explica o motivo para tal ação. Além disso, ele diz qual é a mira da nova investigação instaurada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar a existência de suposta organização criminosa digital que atenta contra a democracia. Decisão, inclusive, tomada após o próprio ter arquivado o inquérito dos atos com pautas antidemocráticas.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Balanço do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que o número de contratos de trabalho no setor de educação encerrados por motivo de morte cresceu 128% de janeiro a abril deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Caio diz quais estados tiveram um percentual maior de término de contrato e aquele em número absoluto. Além disso, ele diz quem foi Luiz Gama, primeiro brasileiro negro a receber pela Universidade São Paulo (USP) o título de Doutor Honoris Causa.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Caio Mello diz qual foi o volume de chuvas no primeiro trimestre de 2021 nos reservatório da Cantareira e do Alto Tietê, responsáveis por fornecer água para 12,5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. Além disso, ele conta se o resultado é preocupante e a resposta da Sabesp sobre o caso. O outro destaque é o número de focos de calor na Amazônia em junho, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). E, além do resultado, saiba também o porquê que a situação é grave.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.