Boletim Gazeta Online – 08/03/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 08/03/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta segunda-feira, 08 de março.

A vacina de Oxford/AstraZeneca passou nos testes de estabilidade e consistência e Caio explica o porquê que a expectativa em torno do teste era grande e a média da quantidade de imunizantes que deve ser entregue ao Ministério da Saúde até o fim de março. Por falar em vacina, você vai saber o número de casos e óbitos por Covid-19 entre idosos com mais de 90 anos na cidade São Paulo após o início da vacinação, segundo dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em 2020, Brasil teve uma denúncia de violência contra a mulher a cada cinco minutos.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, os canais Disque 100 e Ligue 180 registraram 105.671 denúncias de violência contra a mulher em 2020, representando uma média de um registro a cada cinco minutos. Caio Mello apresenta todos os detalhes dos dados apresentados pela pasta. Além disso, saiba mais também sobre o pacto nacional que os executivos estaduais articulam com o objetivo de implantar medidas restritivas até o dia 14 de março, informado ontem pelo governador do Piauí, Wellington Dias, representante do Fórum Nacional dos Governadores.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com um relatório de um grupo defensor dos direitos digitais Access Now, 29 países bloquearam ou diminuíram a velocidade da internet de forma intencional durante o ano de 2020. Caio diz quantas restrições foram e o país campeão de interrupção da conexão. Seis universidades brasileiras somam 33 cursos diferentes entre os cem melhores do mundo, segundo QS World University Rankings by Subject, ranking feito pela consultoria QS Quacquarelli Symonds. Saiba quais foram elas!

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Uma nota divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que uma mutação suspeita de aumentar a transmissão do novo coronavírus já está presente nas amostras coletadas na maioria dos pacientes em seis de oito estados analisados. Descubra quais estados foram estes e como reage a nova mutação. Além disso, Caio Mello cita alguns dos sintomas mais frequentes da “Covid prolongada, conhecida também por “Covid longa”, “Síndrome Pós-Covid” e “Covid persistente”.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais