Boletim Gazeta Online – 09/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 09/09/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

O estado de São Paulo possui 3,5 milhões de estudantes apenas na rede estadual.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 09 de setembro.

Vários reservatórios brasileiros estão próximos de atingir o nível mínimo necessário para geração de energia elétrica. Caio diz a atual porcentagem do nível médio no conjunto de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, e em que momento as usinas devem ser desligadas e porquê. Além disso, ele conta quais previsões foram feitas pelo ONS no mês passado sobre o caso. Saiba também quantos casos prováveis de Covid-19 foram registrados nas escolas do estado de São Paulo no período de 02 a 31 de agosto, segundo dados do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para a Covid-19 (Simed) criado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Pelo segundo dia consecutivo, caminhoneiros que são a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) promoveram manifestações e bloquearam rodovias em todo o país. Além de explicar o fato que motivou os manifestantes a desbloquearem algumas vias, Caio Mello contou como estava a situação dos protestos em São Paulo. Além disso, ele diz quais empresas foram indicadas, em uma carta anônima endereçada aos senadores da CPI da Covid, para que sejam investigadas a fundo e o porquê.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que a recuperação do emprego ainda deve ser gradual. Caio diz o porquê e em quantos pontos o Indicador Antecedente do Emprego subiu no último mês. Por outro lado, ele diz qual é a porcentagem da população do estado de São Paulo em situação de pobreza, segundo um levantamento realizado pela FGV.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

El Salvador se tornará o primeiro país do mundo a reconhecer o bitcoin como moeda legal. Apesar do forte ceticismo e da advertências de economistas e organizações financeiras internacionais quanto à criptomoeda, Caio Mello explica o porquê que o governo salvadorenho defende a medida e a reação da população local após o anúncio. Além disso, ele diz qual caso fez com que a Suprema Corte de Justiça do México decidisse descriminalizar o aborto no país e as possibilidades que serão abertas após a medida.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais