Boletim Gazeta Online – 11/05/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 11/05/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta terça-feira, 11 de maio.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a sua decisão individual que determinou que o Governo Federal adotasse medidas para fazer o Censo Demográfico. Caio explica qual foi o recurso apresentado pela AGU ao STF e o porquê que o ministro negou o pedido. O outro destaque fica por conta dos bombardeios de Israel em Gaza realizados na madrugada desta terça-feira (11) em resposta aos foguetes lançados por organizações armadas palestinas. Entenda o caso e saiba quantas pessoas morreram e ficaram feridas até o momento.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Atividades em algumas universidades federais podem ser interrompidas em julho.

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do uso do imunizante da AstraZeneca em gestantes, estados e municípios alteraram o esquema de vacinação desse público. Caio Mello diz o porquê da nova medida e quais ações foram tomadas em algumas localidades, como o Rio de Janeiro, Manaus, Macapá e Pernambuco. Além disso, saiba quais universidades federais podem interromper as suas atividades em razão da verba disponível ter caído para o patamar de 2004 e o número de estudantes ser o dobro a de dezessete anos atrás. Entenda como essa irregularidade pode pôr em risco a educação superior brasileira.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Um estudo do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que crianças têm baixa transmissão de Covid-19 e Caio traz detalhes do processo de realização da pesquisa. O outro destaque fica por conta de, no mesmo mês em que começou a produzir cloroquina, março de 2020, o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército reduziu 1/3 da produção de micofenolato de sódio 360 mg. Conheça a importância desse medicamento e o número de brasileiros que dependem dele.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, um terço dos mortos pela Polícia Civil fluminense na operação na favela do Jacarezinho não têm processos criminais. Caio Mello relembra o caso que deixou, ao menos, 28 mortos. Saiba também de quanto será a perda produtiva e econômica do agronegócio brasileiro com a falta de chuva e a perda da biodiversidade provocadas pelo desmatamento na região sul da Amazônia, divulgadas em um artigo publicado na revista Nature Communications. Entenda também como um caso está ligado ao outro.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais