Boletim Gazeta Online – 14/06/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 14/06/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com  apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta segunda-feira, 14 de junho.

Em comunicado final, os líderes do G7 apoiaram a criação de um imposto mínimo global de 15% para as multinacionais e Caio cita algumas das gigantes tecnológicas que possivelmente serão tributadas e os próximos passos para a aplicação da proposta em questão. O outro destaque fica por conta da saída de Benjamin Netanyahu do poder de Israel após 12 anos de governança. Descubra quem é o novo premiê do país e a importância desta mudança eleitoral.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Governo de São Paulo anuncia que, até 15 de setembro, todas as pessoas com 18 anos ou mais terão recebido, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19.

A cidade de São Paulo iniciou hoje (14) a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 58 e 59 anos e, no domingo, em coletiva de imprensa, o governador João Doria anunciou que irá antecipar em um mês o calendário de imunização estadual. Caio Mello diz qual é a consideração que o governo estadual paulista fez para tal alteração e se está de acordo com as perspectivas do Ministério da Saúde. Além disso, ele informa quais foram os nomes que tiveram as quebras dos sigilos telefônico e de mensagem suspensas pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF); incluindo, também, aqueles não conseguiram reverter a quebra de sigilo solicitada pelo STF para a CPI da Covid.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020 – pesquisa realizada no país pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) –, a pandemia do coronavírus tirou quase 10 milhões de brasileiros do empreendedorismo. Além de explicar o porquê que o índice não foi maior, Caio fala qual foi o número total de negócios estabelecidos em 2019 e em 2020 e a diferença de empreendedores impactados por gênero. Saiba também se, como a Pfizer, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende autorizar o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes após o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmarem a eficiência da vacina neste grupo na China.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getúlio Vargas subiu pelo segundo mês seguido, retornando ao mesmo patamar de janeiro. Caio Mello diz em quantos pontos foi este aumento no mês e a média móvel no último trimestre; além de informar qual foi o único indicador que contribuiu negativamente, neste período, para o resultado. Por falar em volumes de serviços prestados no Brasil, ele conta de quanto foi o crescimento em abril, na comparação com março, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Saiba também o porquê que, apesar da alta, o índice ainda está abaixo do esperado e a importância econômica do setor de serviço.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais