Boletim Gazeta Online – 14/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 14/09/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Cidade de São Paulo bate recorde histórico de venda de imóveis em meio à pandemia.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta terça-feira, 14 de setembro.

Por conta da falta de medidas efetivas para controlar a disseminação do SARS-CoV-2, o Brasil se tornou, juntamente com a África do Sul, o principal polo de mutações do novo coronavírus no mundo, aponta um artigo científico publicado no periódico Viruses. Caio conta alguns detalhes deste ensaio, como o número de amostras para uma nova linhagem de mutação no País e as variantes que surgiram da transformação do vírus em questão. Saiba também quantos imóveis na capital paulista foram vendidos e lançados nos primeiros semestres de 2020 e 2021, de acordo com dados da Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP). E, com base na mesma pesquisa, você também vai conhecer o valor estimado do déficit habitacional na cidade.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já está aberta para os inscritos que tiveram isenção no exame em 2020, mas não compareceram nos dias das provas. Caio Mello informa a data em que o prazo se encerra e as datas em que esses participantes realizarão a prova. Além disso, ele conta a razão de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter pedido que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda os efeitos da Medida Provisória (MP) 1.068/2021, que trata das alterações no Marco Civil da Internet.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Entre as alunas brasileiras de 13 a 17 anos, das redes pública e privada, 20% dizem que já sofreram violência sexual em algum momento da vida, concluiu a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre a pesquisa, Caio diz os tipos e os autores das agressões sinalados no questionário, incluindo as regiões em que o problema teve maior incidência. Além disso, com base em números levantados pela agência de dados Fiquem Sabendo, ele diz, nos últimos cinco anos, quantas armas de fogo usadas originalmente por empresas de segurança foram perdidas no Brasil. Saiba também qual estado brasileiro em que o problema apresentado é ainda mais agravante e porquê.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Dados do Mapa da Desigualdade apontam que 47,6% das mortes ocorridas por conta da Covid-19 atingiram a população preta enquanto 28,1% os indivíduos brancos e, segundo um levantamento foi feito pela Rede Nossa São Paulo, realizado entre janeiro e julho de 2021, o contraste racial foi percebido até nos bairros mais nobres da capital paulista. Caio Mello traz alguns dados mostrados nas duas pesquisas, como a diferença de óbitos entre pretos e brancos em toda a cidade de São Paulo. Além disso, ele diz o que pode significar a derrota do governo Alberto Fernández nas eleições primárias. Saiba também como funciona o sistema eleitoral argentino.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais