Boletim Gazeta Online – 15/06/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 15/06/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta terça-feira, 15 de junho.

Documento enviado à CPI da Covid aponta que o Ministério da Saúde tinha ciência do crescimento brusco da demanda de respiradores no Amazonas quase um mês antes do colapso da rede hospitalar do estado. Caio apresenta detalhes sobre o arquivo em questão, como a data da primeira solicitação do governo amazonense e da primeira investida da pasta sobre o assunto. O outro destaque foi o encontro entre o presidente Jair Bolsonaro com com representantes da farmacêutica Pfizer a fim de pedir que a empresa adiante o calendário de entregas de vacinas contra Covid-19. Saiba quem participou do encontro e o cronograma atualizado da entrega das doses da vacina em questão até o final de 2021.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Cresce o número de casos de Covid-19 na Copa América.

Até o fechamento do boletim, o Ministério da Saúde afirmou que já foram confirmados 41 casos de Covid-19 entre jogadores, membros das delegações e prestadores de serviço para a Copa América. Caio Mello diz qual foi a resposta e as medidas tomadas pela pasta a respeito do problema. Além disso, ele diz qual é o novo prazo de validade das vacinas da Janssen, informação aprovada ontem (14) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Brasil caiu para sexto lugar no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC), ranking que mede a capacidade dos países latino-americanos de detectar, punir e prevenir a corrupção. Além de citar os fatos que ocasionaram nesta queda, Caio traz informações sobre o ranking, como os países que encabeçam o primeiro e último lugar e a outra localidade que, junto com o Brasil, registrou um declínio significativo. Fique por dentro também sobre os principais pontos de um estudo preliminar da vacina da Novavax contra a Covid-19, que apresentou uma eficácia geral de 90% e de 100% contra casos moderados e graves da doença.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em entrevista ao portal UOL, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo deverá prorrogar o auxílio emergencial por mais três meses. Caio Mello diz quantas parcelas seriam necessárias em dois cenários de vacinação em massa no país e algumas informações sobre o novo projeto econômico que virá após o auxílio em questão.  O outro destaque é a recusa, durante a gestão de Ernesto Araújo, do Ministério das Relações Exteriores em participar de uma reunião proposta pela China em 2020 para discutir ações de combate à Covid-19. Saiba algumas informações que estão presentes no ofício que está em posse da CPI da Covid, a exemplo o intuito e os países que participaram do encontro em questão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais