Boletim Gazeta Online – 15/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 15/09/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

A pouco mais de dois meses do Enem, chefe de gabinete do órgão responsável pela prova é exonerado.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quarta-feira, 15 de setembro.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, decidiu investigar se houve financiamento dos atos antidemocráticos de 7 de setembro e, em caso de ter havido, quem financiou. Assim, Caio cita alguns dos pontos que o corregedor quer que sejam apurados. Além disso, saiba quem irá substituir Alexandre Peixoto, ex-chefe do gabinete do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Depois de várias tentativas para não prestar depoimento, o advogado Marcos Tolentino depôs ontem, 14, na CPI da Covid. Caio Mello apresenta um resumo da sessão em questão. Além disso, ele diz quais foram as justificativas dadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), após decidir devolver a medida provisória de Bolsonaro que limita a remoção de conteúdo nas redes sociais. Saiba também o que muda após a devolução.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O número de dias extremamente quentes, quando a temperatura passa de 50ºC, registrados a cada ano dobrou desde a década de 1980, de acordo com um estudo realizado pela BBC que apontou, também, que isso acontece em mais áreas do mundo do que antes. Entenda os motivos para o aquecimento do Planeta. Além disso, Caio traz mais informações sobre uma pesquisa internacional feita com jovens de dez países que mostra que os brasileiros entre 16 e 25 anos são os que mais hesitam em ter filhos por causa das mudanças climáticas. 

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Pelo menos 17 milhões de animais vertebrados morreram em consequência direta das queimadas no Pantanal em 2020, de acordo com um estudo realizado por 30 pesquisadores de órgãos públicos, de universidades e de organizações não-governamentais. Conheça a espécie que foi mais atingida. A metodologia é baseada em trilhas em linha reta através de áreas pré-determinadas pelos focos de incêndio no bioma. Caio Mello traz outras informações, como o volume de serviços prestados no Brasil avançou 1,1% em julho, na comparação com junho, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a 4ª alta mensal seguida, atingindo seu maior nível em cinco anos.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais