Boletim Gazeta Online – 16/06/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 16/06/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Para especialistas, a transmissão descontrolada do vírus pode transformar o Brasil em uma “fábrica” de mutações do vírus.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quarta-feira, 16 de junho.

Em cerimônia, transmitida pela TV Brasil, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a medida provisória que desonera empresas para ampliar o acesso a internet banda larga por satélite, porém com um único trecho vetado. Caio explica qual parte do texto original foi deixada de fora. O outro destaque fica por conta do lançamento da primeira edição de um mapeamento realizado pelo Instituto Butantan no qual apontou a circulação de 19 variantes do novo coronavírus no estado de São Paulo. Saiba qual tipo é mais predominante e o objetivo da Rede de Alertas das Variantes, boletim também lançado recentemente pelo instituto.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ontem (15), o ex-secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, depôs na CPI da Covid e Caio Mello apresenta um resumo da declaração do depoente, que, no caso, trouxe o colapso sanitário na capital amazonense como tema central. Além disso, ele explica o motivo de a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender os processos na Justiça Federal do Amazonas e do Pará que tenham relação com a Operação Handroanthus, da Polícia Federal.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Pesquisa “Sobrevivência de Empresas” divulgada pelo Sebrae aponta que três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. Caio diz, de acordo com o estudo, qual é o fator que mais dificulta para a sobrevivência da microempresa e os setores que mais tendem a encerrarem as suas atividades. Além disso, ele diz de quanto foi a eficácia das vacinas AstraZeneca e Pfizer para as variantes alfa e delta, de acordo com duas análises publicadas por pesquisadores do Reino Unido. Entenda também o porquê que as variantes têm preocupado o governo britânico.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Para os próximos grupos a serem vacinados contra a Covid-19, a Prefeitura de São Paulo vai fracionar as datas e Caio Mello explica o objetivo da medida. Além disso, ele traz detalhes sobre a plataforma Filômetro, iniciativa da gestão municipal para verificar as filas nos locais de vacinação. O outro destaque fica por conta do pedido da presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, à Polícia Federal, para a abertura de investigação sobre o auditor Alexandre Figueiredo Marques, suspeito de produzir um relatório falso apontando uma ‘supernotificação’ por mortes por Covid-19 no país. Relembre o caso que envolveu até o presidente Jair Bolsonaro.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais