Boletim Gazeta Online – 16/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 16/09/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 16 de setembro.

Por 273 votos a favor e 211 contra, a Câmara dos Deputados reinseriu no Código Eleitoral uma quarentena de quatro anos para juízes, membros do Ministério Público, militares e policiais que queiram se candidatar já a partir de 2026. Caio diz qual era a posição do governo sobre a medida e as informações contidas na primeira versão do texto. Além disso, ele explica o porquê que os senadores decidiram convocar a ex-mulher do presidente Bolsonaro, Ana Cristina Valle, para depor na CPI da Covid após Marconny Albernaz ter sido ouvido ontem, 15, na comissão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ministério da Saúde recua e tira adolescentes sem comorbidades da lista de vacinação contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa em que volta volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Caio Mello cita as informações trazidas na nota em questão, como os perfis que serão imunizados no momento e os argumentos do órgão para tal medida. Além disso, ele relembra o que defende a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto. Saiba mais sobre um dossiê composto por uma série de denúncias a respeito de o plano de saúde Prevent Senior ter ocultado mortes de pacientes que participaram de um estudo realizado para testar a eficácia da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19, segundo reportagem divulgada pela GloboNews.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com um documento divulgado pelo Humam Rights Watch, o presidente Jair Bolsonaro está ameaçando os pilares da democracia brasileira. Caio Mello explica de que forma o chefe de Estado promove esses ataques ao Sistema Tribunal Federal. Além disso, o monitor trouxe informações sobre o recorde na geração de energia por usinas termelétricas e a menor produção de energia por hidrelétricas no mês de julho. Conheça os motivos que levaram a isso.

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2021 foi o terceiro pior entre os países do G20 – grupo dos países mais ricos, segundo o relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Caio Mello mostra as diferenças do crescimento entre os países. Além disso, o 4º trimestre tem previsão de ser um dos mais positivos dos últimos oito anos em termos de contratação, de acordo com a  Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup. Confira o indicador exato de expectativas de contratações no Brasil.

 

Acompanhe nossas redes sociais