Boletim Gazeta Online – 17/06/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 17/06/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 17 de junho.

Considerado, até o momento, o depoimento mais curto desde o início do funcionamento da CPI da Covid, o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, fez duras críticas ao governo federal e ao presidente Jair Bolsonaro. Caio apresenta um resumo da declaração do depoente e a razão de o próprio ter encurtado sua presença na comissão. Saiba também qual pedido o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, solicitará à Justiça contra o empresário Carlos Wizard, após não comparecer para depor na comissão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Banco Central subiu os juros básicos da economia pela terceira vez e, novamente, em 0,75 ponto percentual. Caio Mello explica os motivos para a elevação dos preços e a preocupação que está por trás do aumento dos juros. Além disso, ele conta no que consiste o texto-base do projeto que atualiza a Lei de Improbidade Administrativa, aprovado às pressas pela Câmara dos Deputados. Entenda também o porquê que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu fortemente a votação em questão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Na análise do Ipea, os homens tiveram uma queda de renda superior às mulheres.

A economia brasileira ‘encolheu’ 0,7% em abril, na comparação com março, segundo o Monitor do PIB divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Caio traz as comparações deste resultado com os três meses anteriores e com o mesmo período do ano passado, incluindo se o dado em questão foi melhor ou pior ao apresentado pelo Banco Central. O outro destaque fica por conta da queda de 2,2% nos rendimentos efetivos dos trabalhadores no primeiro trimestre por conta da pandemia, de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além da região do país, saiba qual foi o gênero, a faixa etária e a escolaridade dos empregados mais impactados na análise em questão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação excepcional da Sputinik V para mais sete estados brasileiros e Caio Mello explica quais são eles, incluindo algumas condições impostas para o uso do imunizante em questão. Por falar em vacinas contra a Covid-19, o Ministério da Saúde assinou um contrato de intenção de compra para adquirir 60 milhões de doses da vacina Convidecia, da chinesa CanSino. Saiba mais sobre o imunizante em questão, além, de acordo com o documento assinado, o preço negociado pela dose e a previsão de entrega.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais