Boletim Gazeta Online – 17/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 17/09/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Aumento do IOF pode afetar o bolso do brasileiro.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 17 de setembro.

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto para elevar, até o fim do ano, a alíquota do IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários. Além de explicar o que é o IOF, Caio informa o objetivo da mudança. Ele também conta a razão de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter decidido suspender a portaria editada por Jair Bolsonaro em abril de 2020 que, na prática, revogou as normas que garantiam maior controle de rastreamento de armas e munições.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da Precisa Medicamentos em endereços da Grande São Paulo. Além de informar a resposta da empresa investigada sobre a ação da manhã desta sexta-feira, Caio Mello explica o porquê que a Precisa Medicamentos está na mira da CPI da Covid. Por falar na CPI da Covid, você vai saber como funcionava o esquema de cobrança em que o lobista Marconny Albernaz Faria estava envolvido para indicar cargo no Governo Federal.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Senado aprovou a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a aplicação de punição civil, administrativa ou criminal a gestores locais que não apliquem, em 2020 e 2021, o mínimo previsto na Constituição para manutenção e desenvolvimento do ensino. A proposta foi aprovada em primeiro turno e você confere com, Caio Mello, os detalhes da PEC. Além disso, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Brasil sofre com abismo em nível de leitura entre jovens de alta e baixa renda. Conheça quais foram os objetos de pesquisa para chegar a essa informação.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Governo Federal revê para cima a projeção de inflação de 6,2% para 8,4% e o salário mínimo em 2022 pode subir para R$1.192, segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Caio Mello trouxe mais informações e detalhes dos motivos desse aumento. Além do mais, preço do gás de cozinha sobe cinco vezes a inflação de 2021 e botijão chega a custar R$135. Entenda como isso impacta na vida dos brasileiros.

Acompanhe nossas redes sociais