Boletim Gazeta Online -18/06/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online -18/06/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Pela 1ª vez, maiores concentrações de internações em enfermarias, CTIs e óbitos caíram juntas abaixo de 60 anos.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 18 de junho.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, anunciou uma lista de catorze pessoas que passarão a condição de investigados pela comissão de inquérito. Caio explica no que consiste esta nova fase de apuração e quais nomes serão investigados. O outro destaque fica por conta dos dados observados no último boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz. Saiba mais sobre o rejuvenescimento da pandemia apresentado no estudo em questão e a taxa da ocupação de leitos da UTI de Covid-19 tanto nos estados quanto nas capitais brasileiras.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Senado aprova o texto-base da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras e Caio Mello cita quais foram os trechos mantidos e retirados, já que, em menos de 24 horas, o relator, senador Marcos Rogério, do Democratas, apresentou três versões do projeto. Além disso, ele diz o que é preciso para se participar da “xepa” das vacinas contra a Covid-19, já que a cidade de São Paulo abriu o cadastro para as pessoas sem comorbidade acima dos 18 anos.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A edição de 2021 do relatório Global Peace Index (GPI) colocou o Brasil na posição de número 128 no ranking que mede a paz no mundo. Caio explica os fatores levados em conta pelos pesquisadores na hora de avaliar os 163 países incluídos no levantamento e a principal causa para que o Brasil esteja em um patamar considerado de “baixo estado de paz”. Saiba também como foi o primeiro encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Joe Biden, realizado na última quarta-feira (16) em Genebra, na Suíça.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O presidente Jair Bolsonaro pensa em extinguir o pagamento anual do abono salarial do PIS/Pasep para poder aumentar o valor médio do Bolsa Família e Caio Mello conta quais pessoas seriam atingidas com a medida e os motivos que levaram o chefe de estado a estudar tal possibilidade. Além disso, ele informa o total desmatado na região da Amazônia no mês de maio, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que faz o monitoramento da região por satélite.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

Acompanhe nossas redes sociais