Boletim Gazeta Online – 18/10/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 18/10/2021

Fique informado com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta segunda-feira, 18 de outubro.

Entenda o porquê que as datas de leitura do relatório final da CPI da Covid e da votação do documento foram alteradas para os dias 20 e 26 de outubro, respectivamente. Caio explica também a razão de procuradores e promotores terem rejeitado totalmente, por meio de um abaixo-assinado, a proposta da emenda à Constituição (PEC) que altera a estrutura do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Conheça alguns pontos da proposta em questão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Cidade de São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que a cidade está em estado de atenção para alagamentos desde às 05h10 desta segunda-feira. Caio Mello diz o que tem motivado as fortes chuvas na região e se o cenário deve se repetir amanhã. Além disso, ele informa quantos por centos o governo de São Paulo gastou da verba total para reforma e melhoria estrutural das escolas prevista para este ano e o percentual das instituições de ensino que têm condições físicas de atender a todos com distanciamento.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após dois meses de alta, o nível de atividade da economia brasileira registrou retração em agosto, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central. Caio diz de quanto foi esta queda comparada com o mês anterior e os pontos que têm freado a expansão econômica no país. O outro destaque é o fato de importunação e e assédio sexual serem os principais motivos de insegurança das mulheres ao se deslocarem pelas cidades brasileiras, segundo uma pesquisa realizada pelos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão com apoio da Uber e técnico e institucional da ONU Mulheres. Conheça alguns dados constatados no estudo, como o público mais vulnerável à violência dentro dos meios de transportes, a porcentagem de usuárias que se privam de usar determinadas roupas e acessórios e o meio de locomoção mais citado como cenário de importunações e assédios sexuais. Além disso, você vai entender os principais fatores de insegurança destacados pelas entrevistadas.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O governo do presidente Joe Biden anunciou que os Estados Unidos vai suspender todas as restrições de viagens internacionais, a partir de 08 de novembro, para todos os adultos estrangeiros que estiverem totalmente vacinados contra a Covid-19. Se você se animou com a notícia, Caio Mello explica como funcionará a nova política de viagens para o país norte-americano. Além disso, ele diz os resultados iniciais obtidos com a molnupiravir, pílula desenvolvida pela farmacêutica MSD para o tratamento dos primeiros dias de sintomas da Covid-19 e que, no momento, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) negocia a sua produção para o SUS. Entenda também quais etapas são necessárias para o acordo em questão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais