Boletim Gazeta Online – 20/05/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 20/05/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Quantas doses a menos teremos em junho com a paralisação da produção da vacina de Oxford/AstraZeneca?

Com apresentação do monitor Caio Mello  (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 20 de maio.

Por 313 votos a 166, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobrás. Caio explica o que é preciso para que a medida se torne uma lei em definitivo, as propostas previstas no texto aprovado e o porquê que as exigências incluídas pelo relator Elmar Nascimento (DEM-BA) foram desaprovadas por alguns parlamentares. Além disso, ele diz quais são os impactos e a razão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ter interrompido a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em uma sessão tensa, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tentou, em seu depoimento à CPI da Covid, blindar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Caio cita os trechos mais marcantes da declaração de Pazuello. Por falar na pandemia do novo coronavírus, o Maranhão registrou os primeiros casos da variante indiana do vírus, chamada de B.1.617. Saiba quem foram os infectados e quais medidas o governo local está tomando para evitar um contágio em massa.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Pesquisa do Datafolha mostra que 91% dos brasileiros pretendem se vacinar – ou já se vacinaram – contra a Covid-19. Sobre o levantamento em questão, Caio cita a margem de erro, o número de pessoas entrevistadas e a quantidade de indivíduos imunizados até a última terça-feira (18). Por falar em pesquisa, ele também traz mais informações sobre o fato de 65% do conteúdo falso realizado sobre as vacinas ter origem em doze perfis nas redes sociais ativos, de acordo com um relatório da ONG americana Centro de Combate ao Ódio Digital (na sigla CCDH, em inglês) e da Anti-Vax Watch, uma organização que monitora o movimento antivacina nos Estados Unidos.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Um levantamento do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da Uerj (Gemaa) aponta que 9,75% dos estudantes se autodeclaram preto ou pardo nas vinte escolas com as maiores notas no Enem 2019 no País. Caio diz qual foi a resposta da Federação Nacional de Escolas Particulares referente ao estudo e algumas informações obtidas nele, como o estado brasileiro com maior representatividade racial. O outro destaque é o fato de a Trump Organization, conglomerado de empresas da família do ex-presidente Donald Trump, ser alvo de uma investigação criminal, segundo a procuradoria-geral do estado de Nova York. Saiba quais investigações são essas e o que diz Trump a respeito do assunto.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais