Boletim Gazeta Online – 20/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 20/09/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta segunda-feira, 20 de setembro.

Um grupo de 20 governadores assinou uma carta ontem, 19, em que desmente as acusações do presidente Jair Bolsonaro de que seriam eles os responsáveis pelo aumento no preço da gasolina nos estados. Caio diz quais são as razões para o alto custo dos combustíveis e do gás de cozinha e os detalhes de um projeto de lei enviado pelo chefe de Estado ao Congresso para mudar o valor do ICMS. Na sequência, saiba o porquê que Paul Rusesabagina, ativista de 67 anos que inspirou o filme Hotel Ruanda, foi condenado pelo governo ruandês a 25 anos de prisão e a resposta dada pelo acusado por sua detenção.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Até o fim do ano, países ricos podem jogar no lixo milhares de vacinas contra a Covid-19.

Caio Mello diz qual foi a conclusão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o resultado da causa da morte de uma jovem de 16 anos sete dias depois de receber a dose da Pfizer contra a Covid-19 e se, após a resolução, a pasta pretende retomar a vacinação dos adolescentes de forma imediata. Ainda sobre o processo de imunização contra o coronavírus no mundo, ele informa quantas doses poderão ir pro lixo até o fim do ano caso não aja uma distribuição imediata para os países pobres, segundo dados divulgados pela Airfinity, uma consultoria do setor farmacêutico.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Comissão especial da Câmara aprovou um projeto de lei sobre ações de combate ao terrorismo que foi criticado por especialistas. A matéria terá que passar, ainda, pelo plenário da Câmara e do Senado. Caio Mello informa quais foram os pontos criticados pelos especialistas. Além disso, segundo um estudo realizado pela Defensoria Pública1.250 pessoas foram submetidas a tortura física, psicológica e maus tratos ao serem presas no Rio de Janeiro. Conheça os principais praticantes dessas violências.

Energia mais cara tem impacto maior nas famílias que ganham até dois salários mínimos, em média, a conta de luz corresponde a 4,5% do orçamento dos brasileiros, mas pode comprometer até 10% da renda das pessoas com baixa renda. Caio Mello traz detalhes de como isso pode comprometer a qualidade de vida. Por fim, os combustíveis, a energia elétrica e a carne estão entre os itens que mais têm pesado no bolso do brasileiro e na inflação oficial do Brasil, que chegou a 9,68% no acumulado em 12 meses até agosto. Entenda todos os pontos que foram utilizados para chegar nesse resultado.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais