Boletim Gazeta Online – 20/10/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 20/10/2021

Fique informado com as principais notícias do dia!

 

Se virar lei, o programa vale-gás para famílias de baixa renda terá duração de cinco anos.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quarta-feira, 20 de outubro.

O Senado aprovou o projeto de lei que cria um programa social com o objetivo de ajudar famílias de baixa renda a comprar botijões de gás de cozinha. Caio explica o próximo passo para que o projeto se torne lei e as razões para que defensores e parlamentares favoráveis afirmem a necessidade do subsídio. Saiba mais também sobre o Carnaval de São Paulo do ano que vem, que iniciou a venda dos ingressos para os desfiles ao meio-dia desta quarta-feira.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, registrou nesta manhã o seu relatório final no sistema do Senado. Além dos próximos passos para a finalização da comissão, Caio Mello diz quantos indiciamentos foram pedidos no texto final e alguns nomes que constam na lista de indiciados. Saiba também qual será a possível solução para a resolução do imbróglio em torno do Auxílio Brasil, que possivelmente deverá ser decidido ainda hoje em reuniões no Palácio com ministros.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) aponta que, no Brasil, a inflação deve encerrar o ano maior que a de 83% dos países. Caio diz qual é a estimativa do FMI para a inflação brasileira em 2021 e a razão do problema impactar mais o Brasil do que outras localidades do mundo. Além disso, ele apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Dinamarca a respeito da relação dos aparelhos eletrônicos com o descanso de crianças e adolescentes de até 15 anos.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Combustível), o preço do litro do combustível nos postos do país subiu 3,3% na semana passada após a Petrobras anunciar o reajuste do valor da gasolina e do gás de cozinha no início do mês. Caio Mello diz em quais estados é possível encontrar o litro da gasolina acima de R$ 7,00 e o valor acrescido do botijão na última semana. Saiba também quanto o Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) estima que o projeto de lei que muda o cálculo do ICMS sobre os combustíveis irá retirar dos estados e municípios, incluindo o posicionamento daqueles que serão afetados com a proposta.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais