Boletim Gazeta Online – 21/07/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 21/07/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quarta-feira, 21 de julho.

O presidente Jair Bolsonaro indicou o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para um novo mandato de dois anos no cargo, o presente vai até setembro. Caio conta quais são os próximos passos para que a nomeação se concretize. Além disso, ele explica o objetivo para que os estados brasileiros que fazem fronteira com outros países recebam doses extras da vacina contra a Covid-19, medida anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ministro da Educação diz que o retorno das aulas presenciais no país é uma necessidade urgente.

A partir do ano que vem, os estudantes do segundo ano do ensino médio em escolas estaduais paulistas terão parte da carga horária com aulas online; mudança que faz parte da reforma do ensino médio. Caio Mello traz mais detalhes sobre a novidade. Por falar em educação, ele também cita partes do pronunciamento do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em relação ao retorno das aulas presenciais em todo o país. Porém, ainda sobre o assunto, ele diz o que avalia um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) quanto a tal decisão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Segundo dados dos cartórios de registro civil, a Covid-19 é, neste ano, a maior causa de mortes por doença de pessoas entre 10 e 19 anos no Brasil. Caio diz quantos jovens já perderam a vida por conta do vírus em 2021 e as duas causas externas que ocasionam mais óbitos que o coronavírus a esta parcela da população. Por falar na pandemia, ele diz quanto tempo os empregos e os salários no Brasil serão negativamente afetados e quais trabalhadores serão mais impactados por esta crise, segundo dados do relatório “Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19”, divulgado pelo Banco Mundial.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O imunizante Sputnik V deve chegar na região Nordeste do Brasil em uma semana e Caio Mello conta quantas doses virão e se a notícia irá acelerar o processo de imunização nos estados em que a vacina for aplicada. Além disso, ele diz quantos quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia Legal brasileira nos últimos onze meses e, desse total, quantos por centos foram devastados em terras privadas, assentamentos, unidades de conservação e terras indígenas, segundo dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais