Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 22 de abril.
Em discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente norte-americano Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu adotar medidas que reduzam as emissões de gases e pediu “justa remuneração” por “serviços ambientais” prestados pelos biomas brasileiros ao planeta. Caio cita outros pontos ditos por Bolsonaro em sua fala. Ainda sobre a Cúpula de Líderes sobre o Clima, você vai saber como os Estados Unidos pretendem cortar a emissão de gases do efeito estufa pela metade até o fim da década.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19 deve ser concluída somente em setembro deste ano. Caio Mello diz quais foram os argumentos apresentados pelo ministro para o atraso no calendário, já que a expectativa anterior era de concluir esta etapa do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em maio. Além disso, ele apresenta um resumo referente à condenação do ex-policial Derek Chauvin pelo assassinato de George Floyd, homem negro que morreu após ser asfixiado por nove minutos no estado de Minneapolis, nos Estados Unidos.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
O Brasil caiu quatro posições e ficou em 111º no ranking mundial da Liberdade de Imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras. Caio explica como a entidade classifica o nível de liberdade de imprensa de cada país e em que momento os ataques aos jornalistas brasileiros ficaram mais intensos. Outro destaque ficou por conta do aumento, no primeiro trimestre, de 65% nos cadastros de currículos realizados pelos candidatos comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE). Acompanhe outros dados obtidos nesta pesquisa e o grau de confiabilidade das empresas nos primeiros três meses do ano.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Levantamento realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon) apontou que o desmatamento na Amazônia atingiu em março passado o pior índice para o mês nos últimos dez anos. Caio Mello conta detalhes dos dados observados no estudo, incluindo o total desmatado no último mês. Além disso, ele diz em quanto ficou a expectativa de vida ao nascer no estado de São Paulo, – divulgada pela Fundação Seade -, e como índice é calculado.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.