Boletim Gazeta Online – 25/05/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 25/05/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Em São Paulo, turistas vindos do Maranhão serão monitorados para evitar a a chegada da variante indiana do coronavírus.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta terça-feira, 25 de maio.

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmaram à Polícia Federal que cerca de 3.000 cargas de madeira da Amazônia no Pará foram exportadas a diversos países sem autorização do órgão. Caio diz quem são as testemunhas e os alvos da ação, denominada Operação Akuanduba. Além disso, ele diz quais medidas a Prefeitura de São Paulo vai tomar no Terminal Rodoviário do Tietê para evitar a chegada da variante indiana do coronavírus, que teve casos confirmados no Maranhão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em carta enviada em dezembro ao, na época, ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a Pfizer propôs soluções para entraves que, segundo o governo federal, impediam a compra da vacina da empresa. Caio Mello traz mais detalhes sobre o documento em questão, o qual a farmacêutica disponibilizou à CPI da Covid. Saiba também sobre o esquema no qual o prefeito Ricardo Nunes (MDB) está sendo investigado por lavagem de dinheiro e a resposta da Prefeitura de São Paulo sobre o caso.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Sem verba, a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, descarta, em entrevista ao portal Valor, a volta das aulas presenciais da instituição este ano. Caio diz, em uma versão mais enxuta do plano de retorno, o necessário para os estudantes em vias de se formar e a resposta do Ministério da Educação sobre aos projetos de orçamento enviados pela instituições públicas de ensino superior do país.  Além disso, ele traz detalhes de uma pesquisa que aponta que a Covid-19 foi a segunda principal causa de doenças e acidentes ligados ao trabalho registrados no Brasil em 2020. Entenda a importância do dado em questão e as categorias mais afetadas.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Um estudo da agência de saúde pública da Inglaterra diz que as vacinas da Pfizer/BioNTech e de AstraZeneca/Oxford são “altamente efetivas” contra uma das variantes indianas do coronavírus. Caio Mello apresenta detalhes da pesquisa em questão e algumas das principais conclusões obtidas. Por falar em pandemia, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, criticou, na a Assembleia Mundial da Saúde, a concentração de doses nas mãos de poucas economias e pediu uma mudança imediata de estratégia. Saiba como a OMS pretende reverter a situação.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais