Boletim Gazeta Online – 27/05/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 27/05/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Desemprego bate recorde no 1º trimestre.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 27 de maio.

Em razão ao aumento nos casos e nas internações em São Paulo, o governo do estado decidiu adiar a nova fase de abertura das atividades econômicas. Caio diz qual será a nova data de flexibilização e a medida que será tomada ao passageiro vindo do Maranhão que desembarcar no aeroporto de Congonhas. Saiba também qual foi a taxa de desemprego no Brasil e o número de desocupados no primeiro trimestre de 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Além disso, entenda o porquê que o índice de desemprego ainda não é maior do que foi registrado.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A CPI da Covid aprovou a convocação de nove governadores, um ex-governador e uma vice-governadora para prestarem depoimento na comissão. Caio Mello diz quem são e outros nomes que também entraram na lista, a exemplo a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do ex-chefe da pasta Eduardo Pazuello. Além disso, ele conta qual foi a razão de os senadores terem solicitado todas essas convocações. O outro destaque fica por conta dos detalhes de documentos, do ano passado, os quais o Instituto Butantan pedia recursos ao governo federal para permitir a realização de testes da vacina e de adaptações da fábrica para produzir o imunizante, mas que não foi atendido.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Um estudo realizado, desde 1989, pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o desmatamento da Mata Atlântica cresceu 406% no estado de São Paulo entre 2019 e 2020 na comparação com o período anterior. Caio explica onde o bioma está localizado, os setores que mais têm contribuído para o desmatamento, de que forma foi realizado o levantamento e a área total de vegetação original ainda existente. O outro destaque fica por conta do desempenho negativo do mercado editorial brasileiro nos últimos anos. Saiba alguns dados do ano passado encontrados na Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial, a exemplo da quantidade de exemplares impressos e vendidos, do faturamento do setor e da participação das livrarias virtuais.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A nova variante do coronavírus descoberta por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na cidade de Porto Ferreira tem uma mutação similar à cepa do SARS-CoV-2 indiana e já está presente em pelo menos 21 cidades do interior paulista. Caio Mello diz o que já se sabe dessa nova variante, intitulada de P.4. Ele também fala quem irá substituir o tenente-coronel aviador Alexandre Gomes da Silva, diretor exonerado da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, ele conta quais órgãos são de responsabilidade do departamento em questão.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais