Boletim Gazeta Online – 27/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 27/09/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Anistia Internacional aponta 32 violações de direitos humanos nos mil dias do governo Bolsonaro.

Com a apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta segunda-feira, 27 de setembro.

No relatório “1000 dias sem direitos – as violações do governo Bolsonaro’, a Anistia Internacional apontou 32 violações de direitos humanos ligadas ao governo Jair Bolsonaro, que completou mil dias ontem (26). Caio cita algumas das condutas e dos atos violatórios do chefe do Executivo, os quais foram descritas no documento em questão. Conheça também os alvos e os detalhes da investigação do Ministério Público de São Paulo contra a Prevent Senior, que, no momento, aguarda o envio dos documentos da CPI da Covid, em Brasília, para iniciar a apuração.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em carta, intitulada “Empresários pelo Clima”, um grupo de 107 empresas e dez entidades setoriais pede protagonismo do Brasil em agenda ambiental. Caio Mello explica o objetivo do documento, incluindo o órgão destinatário e o evento o qual será levado. Além disso, saiba qual partido venceu as eleições na Alemanha e os próximos passos para a escolha do primeiro-ministro do país.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Combustíveis fósseis produzirão 48% das novas energias no Brasil até 2026. Essas usinas, além de produzir uma energia mais cara, são mais poluentes pois são abastecidas com carvão e gás natural. Caio Mello explica como isso funcionará ao longo dos anos. Além disso, o rombo das contas externas do Brasil recuou de janeiro a agosto de 2021 e foi o menor registrado nos últimos 14 anos, segundo dados do Banco Central. Entenda como isso aconteceu.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Renda média do trabalho encolhe e é a menor desde 2017, ficando em R$ 2.433 no 2º trimestre de 2021, o que representa uma queda de quase 7% na comparação com o mesmo período de 2020. Entenda como isso impacta na vida dos brasileiros. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou de 0,89% em agosto para 1,14% em setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caio Mello explica como isso aconteceu.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais