Boletim Gazeta Online – 28/06/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 28/06/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta segunda-feira, 28 de junho.

Depois da Covaxin, outra negociação suspeita para compra de vacina entra na mira da CPI da Covid. Além de dizer qual é imunizante em questão e a resposta do Ministério da Saúde sobre o caso, Caio conta, com base em documentos revelados, a razão da Belcher Farmacêutica do Brasil estar envolvida na negociação e a ligação da empresa com o deputado Ricardo Barros (PP), líder do governo na Câmara. Saiba também de quanto foi o lucro da Precisa Medicamentos, – empresa que está no centro das suspeitas envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin -, no governo do presidente Jair Bolsonaro e os acessos ganhos neste mesmo período.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Djamila Ribeiro é a primeira brasileira da história a receber um BET Awards.

A escritora, editora e ativista Djamila Ribeiro se tornou a primeira pessoa brasileira a ser laureada no BET Awards, o maior prêmio da comunidade negra estadunidense. Caio Mello cita os trabalhos desenvolvidos pela premiada para que ela fosse indicada a tal honraria e os outros brasileiros que concorreram a outras categorias, mas que, infelizmente, não foram selecionados. Além disso, ele diz se a ex-mulher do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, será ouvida na CPI da Covid, após ela se oferecer para depor.

 

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Caio apresenta alguns dados coletados na pesquisa Viver em São Paulo, da Rede Nossa SP e do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a qual traça a percepção dos paulistanos em relação aos direitos da população LGBTQIA+. Saiba a porcentagem de moradores que afirmam ter sofrido ou presenciado pelo menos uma situação de preconceito e a avaliação da atuação da Prefeitura de São Paulo sobre o problema, incluindo a resposta da gestão municipal após a divulgação do levantamento em questão. Além disso, ele diz quantos estudantes imigrantes estão matriculados na rede municipal de São Paulo e os países com maior número de representantes.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Instituto Butantan prevê realizar o pedido de uso emergencial da vacina ButanVac ao fim das duas primeiras etapas de análise, ou seja, sem a inclusão da chamada fase 3 de testes. Caio Mello conta como funcionaria essa estratégia de estudo clínico de desenvolvimento do imunizante no Brasil e a resposta da Anvisa sobre o assunto em questão. Além disso, ele apresenta alguns dados do estudo “O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios“, realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Saiba, neste período pandêmico, como anda o faturamento dos pequenos negócios, os segmentos mais e menos afetados e a previsão dos empresários para o retorno à normalidade.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais