Boletim Gazeta Online – 30/04/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 30/04/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Mais de 400 mil brasileiros estão desocupados em relação ao trimestre anterior.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 30 de abril.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego subiu 14,4% no trimestre até fevereiro e, com isso, os números de desempregados no país chegou a 14,4 milhões, recorde da série histórica iniciada em 2012. Caio traz detalhes sobre a evolução da taxa de desemprego no Brasil. Saiba também de que forma anedótica o ministro Paulo Guedes criticou, em uma reunião do Conselho de Saúde Complementar, o Fies e como o programa de financiamento se diferencia do Prouni.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Com quatro meses de atraso, o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegou ao Brasil na noite de ontem (29). Caio Mello conta quantas doses foram entregues agora e as razões de o Ministério da Saúde orientar para que, nesta primeira remessa, o imunizante seja aplicado somente nas capitais. Além disso, você vai saber algumas informações proferidas pelo ministro Marcelo Queiroga em uma coletiva de imprensa junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), como a solicitação de doações de doses excedentes por parte de outros países e a data em que, possivelmente, a população brasileira esteja totalmente vacinada.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Um experimento realizado pela Public Health England, agência governamental de saúde pública do Reino Unido, revela que aqueles que tomaram uma única dose do imunizante contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – e que foram infectados três semanas depois – tinham entre 38% e 49% menos probabilidade de transmitir o vírus do que pessoas não vacinadas. Caio explica o porquê que a CoronaVac não entrou na pesquisa e a importância de se, mesmo assim, tomar a segunda dose. Por outro lado, a China anunciou ontem (29) que lançou o primeiro dos três módulos de sua estação espacial, um projeto que deve permitir a Pequim ter astronautas permanentemente no espaço. Saiba mais sobre a montagem da Estação Espacial Chinesa (CSS).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Cenpec Educação, aponta que mais de cinco milhões de crianças e adolescentes estavam sem acesso aos estudos no Brasil no fim de 2020. Caio Mello cita a faixa-etária mais prejudicada, de acordo com o levantamento, e outros dados observados, como a localidade e o perfil desse público. Além disso, ele fala sobre o aumento do número mortes de policiais no Rio de Janeiro mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, no ano passado, suspender as operações de forças segurança durante a pandemia.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais