Boletim Gazeta Online – 30/07/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 30/07/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

14,8 milhões de brasileiros buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você  acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 30 de julho.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,6% no trimestre encerrado em maio. Caio apresenta outras informações observadas no mesmo estudo, como a taxa de ocupação, a categoria de cresceu no trimestre e o número de carteiras assinadas perdidas em um ano. Além disso, ele trouxe detalhes do depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, referente às supostas irregularidades na negociação da vacina indiana Covaxin, caso que está sendo investigado pela pela Procuradoria-Geral da República para saber se o presidente da República cometeu crime de prevaricação.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Na noite da última quinta-feira, 29, um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira, localizada na Vila Leopoldina, na zona Oeste de São Paulo. Entenda o porquê que a tragédia cultural já estava sendo anunciada há anos pelo Ministério Público Federal. Além disso, saiba mais sobre as tentativas de João Doria (PSDB), na época, prefeito da capital paulista, em tentar transferir instituição para a administração municipal. Por fim, Caio Mello apresenta um resumo da última live do presidente Jair Bolsonaro referente às “fraudes eleitorais”, que ele defende há três anos.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador considerado a inflação do aluguel, ficou em 0,78% em julho, ante avanço de 0,6% em junho. Caio cita os fatores para a aceleração do índice na passagem nos últimos doze meses. Ele também conta como funcionará a retomada do rodízio de veículos no centro expandido da capital paulista, marcada para a próxima segunda-feira (02).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que a economia brasileira gerou 1,5 milhão de empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados constados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Caio Mello explica o porquê que os analistas acreditam que a comparação deste número com os anos anteriores a 2020 não é a mais adequada. Além disso, com base nos dados da última edição da Pesquisa Anual do Comércio (PAC), ele diz quantos postos de trabalho e quantas empresas o Brasil perdeu em seis anos.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais