Boletim Gazeta Online – 30/09/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 30/09/2021

Fique informado com as principais notícias do dia!

 

Depois de aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que cria um marco legal para o uso da inteligência artificial no Brasil segue para o Senado.

Com a apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 30 de setembro.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de uma apuração preliminar para avaliar suposta ameaça do ministro da Defesa, Braga Netto, às eleições de 2022. Caio relembra o caso e as repercussões ocorridas depois disso. Além disso, ele explica no que consiste a proposta do projeto de lei que cria um marco legal para o uso da inteligência artificial no Brasil, aprovado pela Câmara dos Deputados.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O empresário Luciano Hang depôs ontem, 29, na CPI da Covid e Caio Mello apresenta um resumo da sessão, marcada por discussões e interrupções. Além disso, você vai conhecer a razão de a Polícia Federal ter cumprido mandados de busca e apreensão na sede da Global Gestão e Saúde, empresa investigada por suposto esquema de lavagem de dinheiro. Saiba também qual foi a resposta do advogado do dono da empresa sobre a ação realizada nesta manhã.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Enquanto espera que o Congresso faça uma reforma em busca de recursos para criar o Auxílio Brasil, o Governo Federal tem 2,2 milhões de famílias em fila de espera para o programa, número 20% maior comparado há quatro meses. Caio informa a região brasileira com a fila de espera maior e o critério utilizado para classificar a demanda reprimida. E, em divulgação oficial, o MapBiomas mostrou através de dados o cenário de seca que o Pantanal vive, comparando o período entre as cheias de 1988 e 1998. Saiba o total de hectares alagados nesses dois anos e a razão para tal realidade.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A economia brasileira gerou 372.265 com carteira assinada em agosto, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Caio Mello diz o porquê que a comparação dos números com anos anteriores a 2020 não é a mais adequada. O outro destaque é a queda do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) para 0,64% em setembro, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas. Conheça a razão de tal deflação e se o resultado obtido era esperado.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais