Das ilhas de edição ao Oscar

Home » Destaques » Das ilhas de edição ao Oscar

Editor de “Democracia em Vertigem” afirma que é necessário uma educação audiovisual para a valorização das produções nacionais.

 

Joaquim Castro

O podcast Edição Extra é uma extensão sonora do programa veiculado mensalmente na TV Gazeta. Produzido por estudantes da Faculdade Cásper Líbero, o material traz as entrevistas com os convidados de edições anteriores, incluindo trechos inéditos.

O convidado do episódio de número 221 é o diretor e montador Joaquim Castro, responsável pela montagem e desenho de som de “Democracia em Vertigem” – dirigido por Petra Costa e indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020.

Dentre os temas abordados no bate-papo, destacam-se: a importância da edição e da montagem para o resultado de um filme documental e os passos que a indústria cinematográfica brasileira deve seguir para impulsionar as nossas obras. Sobre “Democracia em Vertigem”, ele explicou os pontos essenciais para a indicação à principal premiação de cinema do mundo, a sensação de ter feito parte da produção, a importância para o contexto social e histórico do país e os desafios do processo da montagem, especialmente em razão da enorme quantidade de material recebido.

Acompanhe nossas redes sociais