Entendendo a Ansiedade

Home » Destaques » Entendendo a Ansiedade

Quando o sintoma passa a ser um problema?

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo. Como fazer para reverter esse quadro?

O Dr. Eduardo Aliende Perin, médico psiquiatra pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conversou com o monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo) e com os alunos de Jornalismo Bruna Sales, Leonardo Amaral e Rodrigo Freire.

O entrevistado explicou como o sentimento se difere de um distúrbio, os principais sintomas da ansiedade, como é possível identificar o problema em si e nos outros e as formas de tratamento. O médico disse ainda que o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) não é caracterizado com um tipo de ansiedade, ao que se deve a alta incidência no País e quais políticas públicas são necessárias para reduzir o número de casos.

Ao final, o Dr. Eduardo Aliende Perin contou como a tecnologia contribuiu para o aumento do número de pacientes, a relação da doença com a depressão e que muitas pessoas buscam se tratar com um especialista não indicado.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais