Fake News

Home » Destaques » Fake News

Os problemas causados pela rápida difusão de notícias falsas.

 

Semanalmente, integrantes da equipe Edição Extra – órgão laboratorial de televisão feito por estudantes da Faculdade Cásper Líbero – trazem detalhes da produção da próxima edição.

As alunas Julia Tiê (do curso de Rádio, TV e Internet) e Beatriz Issler (estudante de Jornalismo) foram recebidas pelo apresentador Gilles Sonsino e pelo estagiário Otávio Rodrigues (estudante de Jornalismo) para falar sobre fake news, – ou seja, notícias falsas – um dos temas da próxima edição.

Para ilustrar o assunto, elas falaram sobre um dos personagens do programa: o criador do site e-farsas, Gilmar Lopes. No depoimento apresentado, Gilmar contou as dificuldades em achar o responsável por uma notícia falsa e, como exemplo, citou um teste feito por ele envolvendo a cantora Pabllo Vittar,  no qual ocasionou em uma fake news que se espalhou rapidamente.

As estudantes ainda falaram sobre a força dessas notícias, os motivos pelas quais são produzidas e as formas de checar esse tipo de conteúdo.

Ouça na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Edição Extra é transmitido todo primeiro domingo do mês às 23h30, na Rádio Gazeta AM e na TV Gazeta. As edições anteriores estão disponíveis aqui.

 

Acompanhe nossas redes sociais