História da música popular brasileira: Sem preconceitos

Home » Destaques » História da música popular brasileira: Sem preconceitos

“A música brasileira é um baú sem fundo!”, diz o autor da obra.

 

Rodrigo Faour

Autor de seis livros, o jornalista, produtor e pesquisador musical Rodrigo Faour – especialista em história da música popular brasileira – acaba de lançar História da música popular brasileira: Sem preconceitos (Vol. 1), obra que apresenta ao leitor centenas de nomes de músicos, cantores, compositores e grupos que fizeram parte da música nacional desde os primórdios até os anos de 1970, período abordado nesta primeira etapa.

Sobre o trabalho em questão, o autor contou à equipe do programa – composta pelo supervisor técnico Roberto Vilela, pelo coordenador da discoteca da Rádio Gazeta, Márcio de Paula, e pelo monitor Léo Kenji (do curso de Rádio, TV e Internet) – o objetivo, o fator inclusivo e os detalhes do processo de pesquisa, incluindo as pessoas que o ajudaram a obter informações e raras imagens de cada era musical. Além disso, ele compartilhou curiosidades e origens de diversos estilos, como a diferença entre os bailes black do Rio de Janeiro e de São Paulo e a definição das composições bregas e chiques.

Rodrigo Faour (em pé) posa com a equipe do “Discoteca Gazeta”. Da esquerda para a direita: Roberto Vilela, Léo Kenji e Márcio de Paula.

Rodrigo Faour também falou quais critérios utilizou para a inclusão dos artistas no livro e a possível data do lançamento do segundo volume. E, por fim, o convidado explicou como pretende fazer com que as pessoas consumam as suas obras, o futuro da música com a digitalização, a evolução da gravação dos álbuns nacionais, o trabalho desenvolvido em seu canal no YouTube e o porquê que vários ritmos e arquivos históricos sumiram ao longo dos anos.

Ouça o bate-papo na íntegra em:

Discoteca Gazeta – Livro “História da música popular brasileira: Sem preconceitos” (Parte 01)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta – Livro “História da música popular brasileira: Sem preconceitos” (Parte 02)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta – Livro “História da música popular brasileira: Sem preconceitos” (Parte 03)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais